Uma coisa que une empresas de todos os tamanhos, segmentos, online, offline, do atacado ou varejo, é a necessidade de entender o que seus consumidores querem e onde eles estão. Mas, esta missão pode ser muito mais difícil do que parece, já que não se trata só de necessidades e desejos, mas de toda uma mistura de valores (monetários ou não), sentimentos e costumes, que juntos fazem parte da decisão de compra.
Quando se trata do ser humano, existe uma quantidade enorme de variáveis que influenciam nestas questões. A psicologia do consumidor e a identificação de padrões de comportamento é algo tão sério e importante que move profissionais de grandes corporações e do governos. O fato é que todos estão em busca de encontrar indicativos que auxiliem na eficiência da comunicação em diferentes grupos e para diferentes fins, mas principalmente dentro do mercado.
Ora, como seria maravilhoso se existisse uma fórmula matemática que indicasse onde é que estão os seus potenciais clientes e qual a forma mais eficaz de chamar a atenção deles, não é? Porém, isto tornaria o mercado menos competitivo e a concorrência seria desleal com aqueles que pudessem investir mais, mesmo tendo ideias pobres. O fato é que muitas vezes, grandes ideias vêm de pequenas empresas. Basta desvendar o tal mistério!
Mas, como esta missão é importantíssima para o sucesso do seu negócios, vamos te ajudar com 7 dicas para entender melhor quem é o seu potencial consumidor e o que ele busca no seu produto ou serviço.
1. Entenda: quem é você dentro do mercado em que está inserido?
O passo número um para uma comunicação eficaz com o seu cliente é entender qual é o seu papel dentro do mercado em que você está inserido, afinal, o seu cliente precisa entender qual é a sua essência tanto quanto você a dele.
Faça uma boa análise de branding, e imagine que a sua empresa é uma pessoa. Quais são suas características, quais são suas qualidades, quais são os seus defeitos? Com que tipo de pessoas a sua empresa se comunicaria melhor, com que tipo de pessoas ela gostaria de se relacionar?
Isto serve tanto para o mercado offline quanto para o online, mas no caso de uma empresa que atua no mercado digital, é importantíssimo que você tenha muito bem definido quem é a sua empresa, já que a imagem dela é o que vai atrair ou não o seu cliente. Além disso, uma boa definição da imagem da sua empresa vai te ajudar a definir quais são os seus produtos estrela, e quais nichos de mercado onde você pode trabalhar para obter um foco maior e consequentemente mais sucesso.
2. Entenda o valor agregado do seu produto;
Falamos em outro artigo sobre valor agregado, ou seja, o exercício de tentar entender que em diferentes cenários, o seu produto pode representar e atender diferentes necessidades, logo, ele tem um valor que pode ir além do preço que ele possui.
Se você está começando agora no mercado digital, é muito importante que você faça este exercício: pegue papel, caneta, ou abra uma planilha, e comece a imaginar que tipo de necessidades seus clientes teriam que os levaria a comprar o seu produto, e principalmente, de que forma você pode, através dos seus anúncios, propagandas e imagem da sua marca, instigar esta necessidade dentro do consumidor.
3. Defina quem são as “PERSONAS” que procuram o seu produto;
Existe uma grande diferença entre definir quem é o seu público-alvo, e quem são as personas que procuram o seu produto. O seu público-alvo é um grupo mais abrangente, que define quem são as pessoas para quem você vai vender, logo, são aquelas para quem você vai direcionar a estratégia de comunicação, adequar a sua imagem, sua linguagem e as suas estratégias de vendas.
Muitíssimo importante na eficácia das suas estratégias de marketing, principalmente online, é você definir quem é o seu cliente ideal, que no caso, são as “personas”. Dentro do público-alvo, existem diferentes perfis de compradores e a persona seria o “retrato ideal” do seu cliente, ou a personificação do seu público-alvo.
Este SIM é um exercício do qual você precisa de papel e caneta, ou uma planilha, e colocar a cabeça para funcionar, para aí sim conseguir definir quem é o cliente que você quer que busque o seu produto. Pergunte-se:
- Quais são suas necessidades?
- Quais são seus sonhos?
- No que ele trabalha?
- Qual sua estrutura familiar?
- Ele tem medos? Quais?
- O que ele busca no seu produto (necessidade x valor agregado)?
- Com que dores e problemas que o seu produto irá ajudá-lo a sanar?
- Qual a sua missão com ele?
- Qual é sua demografia (idade, onde mora, o que faz, classe social)?
Através destas perguntas busque listar mais de um perfil de pessoas e lembre-se: o seu cliente possui nome, idade, CPF, e ele não é todo mundo. Então, quem é ele?
4. Faça uma boa análise da concorrência;
Se você está começando em um mercado onde existem concorrentes com uma cartela de clientes sólida, principalmente no mercado digital, você tem aí uma oportunidade de ouro para entender melhor o seu cliente.
Busque no site de seus concorrentes, em suas redes sociais ou em plataformas como Mercado Livre, comentários que possuam dúvidas dos seus clientes, que tipo de conteúdo ele consome mais (que tipo de fotos possuem mais likes, ou posts no Facebook por exemplo), quais são suas dúvidas, que características ele elogia mais, e invista nisto!
5. Faça uma pesquisa de mercado;
Se você possui um budget legal, pode procurar uma empresa especializada em pesquisa de mercado ou até comprar dados já existentes, mas você não precisa ir muito longe para conseguir dados que venham direto de consumidores reais.
Se você está começando no mercado digital pode ser um pouco mais difícil e a pesquisa vai ser mais através da análise do comportamento do seu público-alvo e concorrentes, mas caso você já tenha uma cartela de clientes e está começando no mercado digital, você pode fazer uma pesquisa com eles.
As pessoas estão sim muito mais dispostas a ajudar marcas e empresas das quais elas compram e gostam do que estas normalmente acreditam. Busque no seus clientes mais fiéis entender que tipo de características eles gostam mais nos seus produtos, ou de que forma você pode melhorar.
Existem ferramentas online como o Survey Monkey (www.surveymonkey.com) ou o Google Surveys (https://www.google.com/analytics/surveys) que te ajudam a montar pesquisas super personalizadas, com sugestão de perguntas de acordo com o seu segmento, e o melhor, sem custo nenhum (dependendo do tipo de pesquisa que você fizer).
6. Use ferramentas online;
Existem ferramentas que estão ao seu alcance e totalmente free, que te ajudarão e muito a entender o que o seu cliente busca, ou até dentro da sua cartela de produtos, quais produtos são os mais importantes e que merecem uma atenção melhor.
Google Insights google.com/insights ou www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br (em Português)
No Google Insights você encontra conteúdos riquíssimos de dicas, cases de sucesso e até pesquisas de mercado já prontas para você entender melhor como se comunicar com o seu cliente, e de que forma você pode criar estratégias de SEO que ajudem você a alavancar seus resultados.
Google Trends trends.google.com/trends
O Google Trends é uma ferramenta maravilhosa para você conseguir entender o raciocínio de seus clientes, de que forma eles buscam o seu produto e quais palavras-crave são de maior importância para a sua página.
Por exemplo, se você é uma empresa de acessórios femininos, e você é especializada em colares de pérola. Através do Google Trends você consegue entender como é que o seu público busca pelo seu produto.
Google Analytics analytics.google.com
O Google Analytics é uma das ferramentas mais ricas para auxiliar na compreensão do comportamento do seu cliente, e se você já possui um site, precisa definitivamente gastar mais tempo, muito tempo, analisando as métricas e informações presentes nele. Existem muitos vídeos no Youtube que ensinam como analisar melhor ou obter informações ricas dentro das métricas existentes nele.
Existem outras muitas ferramentas, como de sugestão de palavras-chave, que você pode encontrar através de buscas no Google que poderão te ajudar a entender o que o seu cliente busca.
7. Use as métricas das suas redes sociais.
O consumidor comum gasta em média 1 minuto em redes sociais para cada 4 minutos de presença online, ou seja, as suas redes sociais são um conteúdo riquíssimo para você explorar e obter resposta sobre o que eles buscam.
Dentro do Facebook e do Instagram por exemplo, você consegue obter informações como quais posts foram mais visualizados, mais curtidos, de quais cidades são os seus seguidores mais presentes, à que horas os seus consumidores estão mais presentes online, quantas pessoas clicaram nos seus link ou posts ou até quantas visitaram as suas páginas.
Faça um comparativo entre seus posts e através disso entenda que tipo de linguagem funciona melhor porque alguns posts funcionam melhor que outros e quais imagens são mais atrativas.
E pronto! Já deu pra perceber que para alcançar o sucesso é necessário muito esforço, mas é uma energia que com certeza se gasta de forma produtiva, retornará para você como forma dos resultados que você tanto busca.
A GW2D possui soluções e especialistas para ajudar você a entender melhor o comportamento do seu cliente e definir estratégias de que te ajudem a atingir resultados de forma mais rápida e consistente.
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